1981
Início das operações de seguros do Banco do Brasil.
1987
Criação da BB Corretora, tendo como objeto social a corretagem de seguros, planos de previdência complementar aberta e títulos de capitalização, e a administração de bens.
1993
Criação da Brasilprev para operar no segmento de previdência complementar aberta.
1995
Criação da Brasilcap, em parceria com a SulAmérica, Icatu e Aliança da Bahia para operar no segmento de capitalização.
1996
Criação da Brasilveículos em parceria com o Grupo SulAmérica, voltada para a comercialização de seguro automóveis.
1999
Firmada parceria com a empresa norte-americana Principal Financial Group para atuação conjunta no segmento de previdência aberta, por meio da Brasilprev.
2008
Aquisição da empresa Aliança do Brasil Seguros S.A., através da incorporação do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) pelo Banco do Brasil.
2008
Início da reorganização societária da área de seguros, previdência e capitalização pelo Banco do Brasil, em um modelo de parceria com entes privados.
2009
Renovação, pelo prazo de 23 anos, da parceria iniciada em 1999 com a empresa norte-americana Principal Financial Group para atuação conjunta no segmento de previdência aberta, por meio da empresa Brasilprev.
2010
Celebração da união estratégica com o grupo espanhol MAPFRE, com uma parceria de 20 anos constituída na forma de uma joint-venture, denominada Grupo Segurador BB E MAPFRE, a qual teve início em 2011 e cuja operação foi inicial organizada em duas holdings: BB MAPFRE SH1, que centralizava os segmentos de seguros pessoas, rural e habitacional; e MAPFRE BB SH2, focada nos segmentos de seguros patrimoniais, principalmente automóvel e danos.
2011
Aumento de participação no capital social da Brasilcap, empresa do segmento de títulos de capitalização, mantida em sociedade com a Icatu e a Aliança da Bahia desde 1995.
2012
Constituição da BB Seguridade em 20 de dezembro de 2012, com base no Art. 1º da Lei nº 11.908/09, que autoriza o Banco do Brasil a constituir subsidiárias integrais e controladas com vistas ao cumprimento das atividades previstas em seu objeto social. Sua criação foi resultado do processo de reorganização na área de seguros, previdência aberta e títulos de capitalização realizado pelo BB entre os anos de 2008 e 2011.
2013
Formalizado contrato entre o Banco do Brasil e a BB Corretora, pelo prazo de 20 anos, para rateio e ressarcimento de custos relacionados principalmente à comercialização de produtos na rede de distribuição do controlador pelo prazo de 20 anos.
2013
Com o intuito de promover a correta precificação dos seus negócios de seguridade pelo mercado de capitais e destravar valor para seus acionistas, o Banco do Brasil decidiu realizar a abertura de capital (IPO) da BB Seguridade. Nesse contexto, em 29 de abril iniciaram-se as negociações das ações ordinárias de emissão da companhia no segmento Novo Mercado da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, o mais avançado em padrões de governança corporativa.
Ao todo, foram vendidas 675 milhões de ações ordinárias da BB Seguridade de titularidade do Banco do Brasil, em uma oferta 100% secundária que atingiu o volume financeiro de R$11,5 bilhões, sendo reconhecido como o maior IPO do mundo naquele ano de acordo com a International Financing Review.
2013
Dando continuidade aos seus planos de expansão, a BB Seguridade adquiriu participação societária no IRB-Brasil RE, passando a compor o bloco de controle da empresa junto com a União e sócios privados.
2013
Em parceria com a Odontoprev, foi constituída a joint-venture Brasildental Operadora de Planos Odontológicos S.A. (Brasildental). A operação conjunta teve início em 2014, com prazo de 20 anos.
2014
Implantação do programa de ADR (American Depositary Receipt) patrocinado Nível I – as ações da BB Seguridade passaram a ser negociadas no mercado de balcão dos Estados Unidos sob a forma de ADRs, na proporção de uma ação ordinária da BB Seguridade (BBSE3 ON) para cada ADR.
2017
Seguindo a tendência de transformação digital do mercado de seguridade, a companhia constituiu, por meio de sua subsidiária BB Corretora e em parceria com a Principal Financial Group, a Ciclic Corretora de Seguros S.A. A empresa teve sua atuação inicial na distribuição de planos de previdência privada, através dos canais digitais, para atendimento de clientes fora do escopo de atendimento do Banco do Brasil. Mais recentemente a Ciclic incluiu em seu portfólio operações de seguro e empréstimos. A operação conjunta se estenderá pelo prazo de 15 anos.
2018
Conclusão da reestruturação da parceria mantida com a MAPFRE. Com esta reestruturação, a MAPFRE BB SH2 deixou de fazer parte do conglomerado. A parceria passou então a ser conhecida comercialmente pelo nome de Brasilseg, com foco em seguros de vida, prestamista, rural, habitacional, residencial, empresarial e massificados vendidos no canal bancário e eventualmente no canal affinity, bem como DPVAT. Nos seguros de automóvel e grandes riscos, anteriormente operados pela MAPFRE BB SH2, a BB Seguridade manteve apenas a distribuição por meio da BB Corretora, sem participar mais do risco de subscrição.
2019
Realizada a oferta pública com esforços restritos de distribuição secundária das ações do IRB-Brasil RE, resultando na alienação da totalidade de ações ordinárias de titularidade da BB Seguros, produzindo um ganho líquido de R$2,3 bilhões.